Festival É Tudo Verdade traz mostra sobre poetas brasileiros

27/03/2011 - 13h02

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A 16ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade começa na próxima quinta-feira (31), em São Paulo e no Rio de Janeiro, trazendo 92 filmes de 29 países. Entre os destaques do festival deste ano está uma mostra chamada Poesia é Verdade, que apresenta 15 documentários dedicados à vida e a à obra de poetas brasileiros.

“A retrospectiva procura apresentar, de forma sintética, uma visão panorâmica da produção documental brasileira que buscou aproximar-se de forma inovadora e anti-mitologizante da produção poética nacional”, disse Amir Labaki, fundador e diretor do festival.

Entre estes filmes está Pan-Cinema Permanente, de Carlos Nader, um documentário feito em 2007 sobre o poeta Waly Salomão, um homem, segundo o diretor, “que acreditava piamente que a vida era um filme de ficção”. Nader disse que o filme começou a ser produzido em 1994 e a intenção inicial era fazer uma história “com Waly e não sobre o Waly”. Com a morte do poeta, em 2003, veio a ideia de retratá-lo num documentário.

“Não é muito simples fazer um documentário sobre alguém que acreditava que tudo é ficção”, disse o diretor, à Agência Brasil. Pan-Cinema Permanente venceu a competição brasileira do festival em 2007.

Além de Waly Salomão, a mostra também apresenta filmes que retratam os poetas ou a poesia de Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Mais do que um “um registro precioso” ou de afirmar-se como um documento histórico sobre a cultura brasileira, Nader diz que o documentário que aborda a poesia como tema é sobretudo um filme, como qualquer outro. “Precisa ter ritmo, estrutura, emoção, ética, estética, ou seja, as coisas que qualquer filme precisa ter”, disse o diretor.

O festival É Tudo Verdade termina no dia 10 de abril. A entrada é gratuita em todas as salas de cinema onde o festival está sendo exibido. A programação do evento e da mostra Poesia é Verdade estão disponíveis no site http://www.itsalltrue.com.br/

Edição: Rivadavia Severo