União Africana quer reunião com a oposição a Khadafi para negociar acordo de paz

26/03/2011 - 17h17

Da Agência Lusa

Brasília - A União Africana (UA) quer se reunir com representantes da oposição na Líbia na busca por um acordo para encerrar os conflitos no país. Em comunicado oficial, a entidade que representa 57 países da região informou que o objetivo da reunião é definir um roteiro para as negociações. A crise na Líbia e o governo do presidente líbio, Muammar Khadafi, foram temas sexta-feira (25) de reunião extraordinária do bloco.

O comitê da União Africana para a Líbia reuniu-se sexta-feira (25), em Adis Abeba, na Etiópia. No encontro, o grupo condenou os ataques da coalizão internacional à Líbia. Durante a reunião, os representantes de Muammar Khadafi disseram que estavam prontos a “iniciar” o plano de paz.

Paralelamente, o comitê entrou em contato com o Conselho Nacional de Transição, que representa a oposição. Em meio às negociações da União Africana, os conflitos continuam na Líbia. A cidade de Ajdabiya foi hoje tomada pela oposição, segundo relatos. Houve bombardeamentos aéreos e as ruas ao redor da cidade estavam desertas.

No local, só restavam tanques incendiados. De acordo com os líderes das forças de coalizão, o objetivo dos bombardeamentos aéreos é atingir o sistema militar de Khadafi. Na semana passada, as forças leais a Khadafi tinham dominado Ajdabiya.