Supermercados apostam que podem superar, este ano, crescimento de 2010

22/03/2011 - 16h25

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O faturamento do setor supermercadista fluminense aumentou no ano passado 4,2% em termos reais, isto é, descontada a inflação do período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E a expectativa para este ano é de nova expansão, entre 4,5% e 5%. A informação foi dada hoje (22) à Agência Brasil pelo presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari.

Fornari atribuiu o crescimento do setor à expansão da demanda, “pelo aumento da massa salarial e diminuição do desemprego no país. Isso tudo favorece a expansão do setor”.

Entre os problemas do setor, destacou o sistema tributário brasileiro. “Pior do que a carga tributária é a complexidade do nosso sistema tributário. Porque você começa a ter um custo adicional muito grande. A grande maioria das empresas tem um número elevado de funcionários para tratar só dessa área. Essa é uma atividade meio, que cria um ônus muito grande para o empresariado nacional”.

O setor gera no estado do Rio em torno de 80 mil empregos diretos. “Estamos falando de um número perto de 250 mil pessoas dependentes do setor”.

A Asserj abriu nesta terça-feira, no Rio, a 23ª Super Rio Expofood, feira do setor de supermercados, considerada um dos maiores eventos dos setores de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina. Mais de 50 mil visitantes deverão circular pela feira, que se estenderá até o próximo dia 24. Deverão ser fechados negócios em torno de R$ 130 milhões.

Edição: Vinicius Doria