EUA, França e Reino Unido querem Otan com papel "fundamental" na Líbia

22/03/2011 - 20h34

Da BBC Brasil

Brasília - Os líderes dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França chegaram nesta terça-feira (22) a um consenso de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deve passar a desempenhar um "papel fundamental" nas operações na Líbia, no mesmo dia em que a aliança militar anunciou o início de sua participação na ofensiva.

O presidente americano, Barack Obama, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o premiê britânico, David Cameron, discutiram o tema durante uma conferência telefônica.

Ainda não há indicação de quando a Otan teria um papel mais importante nos ataques contra a Líbia que, no momento, vem sendo conduzidas por uma coalizão formada pelos Estados Unidos, a França, a Grã-Bretanha, o Canadá e a Itália.

Em Bruxelas, o secretário-geral da entidade, Anders Fogh Rasmussen, anunciou que a Otan passará a fiscalizar o embargo de armas imposto à Líbia, mobilizando “navios e aviões no Mediterrâneo Central” para “monitorar, relatar e, se necessário, interditar embarcações suspeitas de carregar ilegalmente armas ou mercenários”.