Defesa Civil do DF e Transpetro promovem treinamento para combate a vazamento de hidrocarbonetos

22/03/2011 - 14h24

Da Agência Brasil

Brasília - A Defesa Civil do Distrito Federal (DF), em parceria com a Petrobras Transportes (Transpetro) promove, de hoje (22) até a próxima quinta-feira (24), um treinamento teórico e prático para o atendimento e combate à emergências de vazamentos de hidrocarbonetos. O objetivo é preparar os gestores para atuar prontamente, para a minimizar impactos decorrentes das emergências provocadas pelo vazamento de hidrocarbonetos, produtos químicos que podem contaminar o solo e a água.

Para o subsecretário do Sistema da Defesa Civil do DF, Cláudio Fernandes, o planejamento para evitar vazamento dessas substâncias tem extrema importância. “O nosso papel é sempre estar atualizado e prevenido para um possível vazamento. Assim, podemos dar uma resposta imediata”, disse.

Profissionais da secretaria, do Corpo de Bombeiros Militar, da Casa Civil, da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e do Departamento de Trânsito (Detran), entre outros, participam do treinamento.

Segundo o major do Corpo de Bombeiros David Santos, o objetivo no momento é trabalhar com prevenção. “Essa palestra é uma atualização. É complicado dizer que estamos preparados para um vazamento, é muito relativo, depende muito da forma como aconteceu esse vazamento. Mas estamos trabalhando para que isso seja evitado.”

O treinamento foi organizado a partir de uma solicitação do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental (Ibram) em função das exigências e restrições para a expedição da licença de operação (renovação) do Terminal Terrestre de Armazenamento de Combustível.

Edição: Juliana Andrade