Quatro aviões do Catar se juntam à coalizão internacional em ação na Líbia

20/03/2011 - 16h42

Da Agência Lusa

Brasília - O Catar decidiu enviar quatro aviões para participar da intervenção militar contra as forças do presidente líbio, Muammar Khadafi. O anúncio foi feito hoje (20) pelo porta-voz do Ministério da Defesa francês, Laurent Teisseire. Ele se referiu à decisão do Catar como um “ponto decisivo” na operação. “Isso ilustra a participação árabe na operação”, acrescentou.

A participação árabe na operação militar internacional contra o regime de Khadafi foi questionada depois das críticas da Liga Árabe aos ataques. A organização participou no sábado da cúpula internacional em Paris que decidiu sobre os ataques contra o regime líbio. Mas, hoje, o secretário-geral da Liga, Amr Moussa, criticou os ataques por considerar que eles estão indo além da decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) de impor uma zona de exclusão aérea e proteger a população civil.

Em resposta a essas críticas, o porta-voz da Defesa francesa afirmou que França está “aplicando plena e exclusivamente a Resolução 1973” da ONU. Teisseire afirmou também que a operação de ontem (19) “demonstrou a sua eficácia” na medida em que “a pressão sobre a população civil diminuiu”.