Estados Unidos definem primeiro ataque à Líbia como exitoso

20/03/2011 - 12h38

Da Agência Lusa

Brasília – O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, o almirante Michael Mullen, disse hoje (20) que foi um “êxito” a primeira etapa dos ataques aéreos feitos ontem sobre a Líbia. Segundo o militar, as forças leais ao governo “suspenderam os ataques” na direção de Benghazi - cidade que se tornou o símbolo da oposição ao presidente Muammar Khadafi.

Os ataques aéreos ocorridos ontem foram feitos por caças franceses e britânicos, que lançaram mais de 100 mísseis. Na madrugada de hoje, 19 aviões norte-americanos, entre os quais três de bombardeio, e caças, atacaram a Líbia.

Segundo Mullen, não houve perdas para os norte-americanos. Paralelamente, há relatos de que em Benghazi veículos militares líbios foram destruídos hoje em ataques lançados pelas forças da coalizão internacional.

Nesta manhã, Khadafi avisou que haverá “uma longa guerra no país” e que ele derrotará as forças da comunidade internacional. Apenas em Trípoli, há relatos de 48 mortos e 150 feridos. De acordo com o governo da Líbia, mais de 90 pessoas morreram nos combates de anteontem (28) em Benghazi.

Ontem, os países aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Canadá) lançaram mísseis sobre a Líbia. Khadafi recomendou que as pessoas reajam aos eventuais ataques, com "todo o povo líbio portando armas" e que vai “vencer”.  Ele prometeu fazer do Mediterrâneo um "campo de batalha".