Visita de Obama é o reconhecimento do papel do Brasil no novo protagonismo mundial, diz Tarso

19/03/2011 - 13h41

Renata Giraldi e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), destacou hoje (19) que a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Brasília e ao Rio de Janeiro é o reconhecimento do novo papel desempenhado pelo Brasil no cenário mundial.

“[A visita de Obama ao Brasil] é o reconhecimento do novo protagonismo do Brasil e da nova reorganização mundial”, disse Tarso, que participará do almoço oferecido pela presidenta Dilma Rousseff, no Itamaraty, a Obama e autoridades brasileiras e estrangeiras. “Bem-vindo, Obama”, brincou ele.

Para o governador, a visita do presidente norte-americano deixará resultados positivos principalmente nas áreas econômica e comercial, sinalizando um maior equilíbrio nas relações entre Brasil e Estados Unidos. “É uma visita que promete muito”, disse.

Perguntado sobre a ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no almoço, no Itamaraty, Tarso afirmou que isso é natural. “Se eu fosse o presidente Lula também não viria”, disse o governador. “É natural que ele não venha. Certamente a presença dele [daria a impressão] de dupla representação. Ele faz bem de não vir”, afirmou.

Edição: Juliana Andrade