Dilma e Obama trocam elogios e citam JK e Martin Luther King

19/03/2011 - 16h51

Renata Giraldi e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff trocaram hoje (19) elogios, citando líderes que se tornaram referências. Obama mencionou o ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, que ele disse representar o “nascimento de um novo dia”. Dilma retribuiu mencionando o ativista político norte-americano Martin Luther King, um dos principais defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos.
 
“É natural que sejamos parceiros próximos e avancemos juntos”, afirmou Obama, referindo-se à proximidade dos Estados Unidos com o Brasil. “O que é Brasília senão o nascimento de um novo dia para o Brasil? Os Estados Unidos querem ajudar o Brasil a atingir todo o seu potencial. Juntos, podemos ir além. Que esse novo dia possa dar aos brasileiros a luz e o progresso da paz.”

Antes do almoço no Palácio Itamaraty, durante o brinde, Obama citou frases de JK.  “Que esse novo dia do Brasil possa dar aos brasileiros a luz do progresso e da paz”. Segundo o presidente, os Estados Unidos veem “com bons olhos” a independência e o crescimento do Brasil e querem cooperar com esse processo de desenvolvimento.
 
Dilma disse ter  “celebrado” o fato de a primeira mulher presidenta do Brasil receber o primeiro presidente afrodescendente dos Estados Unidos. “Os dois países são os com maior quantidade de negros fora da África. Somos democracia multiétnica, com história de luta contra desigualdades e discriminação”, afirmou ela.

Em seguida, a presidenta mencionou as semelhanças entre a ideologia pregada por Luther King, nos anos 60 nos Estados Unidos, em defesa do fim da discriminação racial, e a que se vive e pensa no Brasil. “Temos orgulho de viver em paz há um século. O sonho de Martin, que é o mesmo dos brasileiros, é o sonho de liberdade, harmonia e se permite acrescentar de paz”, disse Dilma. 

Edição: Graça Adjuto