Filho de Khadafi diz que Líbia não tem medo da comunidade internacional

18/03/2011 - 9h31

Da Agência Lusa

Brasília -  Apontado como sucessor político do pai – o presidente da Líbia, Muammar Khadafi –, Seif Al Islam Khadafi afirmou hoje (18) que o governo do seu país “não tem medo”, depois da aprovação, pelo Conselho de Segurança Organização das Nações Unidas (ONU), de uma zona de exlusão aérea na região.“Estamos no nosso país e com o nosso povo. E nós não temos medo”, afirmou o filho de Khadafi.

“Não vão ajudar o povo se [vocês] bombardearem a Líbia para matar os líbios. Vocês vão destruir o nosso país. Ninguém ficará feliz com isso”, acrescentou Seif Al Islam Khadafi.

Ontem (17) à noite o Conselho de Segurança da ONU aprovou, com 10 votos favoráveis e 5 abstenções, inclusive a do Brasil, a resolução que estabelece uma zona de exclusão aérea na Líbia e autoriza “todas as medidas necessárias” para “proteger civis e áreas habitadas [por civis]” de ataques das forças leais ao regime do presidente Muammar Khadafi.

Após a decisão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ontem (17) à noite ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, e ao primeiro-ministro da Grã Bretanha, David Cameron, para coordenar a estratégia militar a ser executada na Líbia.  

Em comunicado, o governo norte-americano informou que “os dirigentes concordaram com o fato de que a Líbia deve respeitar imediatamente os termos da resolução e de que a violência contra a população civil deve cessar”.