Anatel recebe contribuições sobre proposta de mudança no regime de tarifas de ligações internacionais

18/03/2011 - 16h49

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu, depois de audiência pública promovida hoje (18), que vai receber contribuições sobre a proposta de implantação de liberdade tarifária para as ligações fixas internacionais. As contribuições podem ser apresentadas até a próxima sexta-feira (25).

A proposta da Anatel é que, a partir de janeiro de 2016, as tarifas de chamadas internacionais possam ser livremente estabelecidas pela concessionária Embratel, que, atualmente, é a única que oferece o serviço no país. Também está prevista uma fase de transição entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2015, quando a concessionária deverá encaminhar à Anatel as propostas de estruturas tarifárias.

“A agência entende que o mercado de telefonia fixa de longa distância internacional é competitivo o suficiente para iniciar a implantação de um regime de liberdade tarifária neste tipo de chamada”, informa a Anatel.

Entre os benefícios esperados, está a possibilidade de a concessionária oferecer preços melhores nessas chamadas por meio da oferta de planos de serviço mais flexíveis, de acordo com a demanda de mercado.

A proposta de liberdade tarifária não atinge as chamadas telefônicas locais, nem de longa distância nacional, para as quais permanece o regime de controle tarifário atual. O texto completo sobre a consulta pública pode ser acessado no site da Anatel, e as sugestões de mudanças na proposta também podem ser encaminhadas pelo portal.

Edição: Lana Cristina