Ministro destaca parceria entre BNDES e Finep na área de pesquisa em biocombustíveis

17/03/2011 - 20h00

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A multiplicação de esforços entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na área da inovação tecnológica voltada ao setor de biocombustíveis dará agilidade aos processos e aumentará a eficiência, disse hoje (17) o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

De acordo com Mercadante, o setor sucroalcooleiro brasileiro tem liderança internacional no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Como exemplo, ele citou o carro flex, abastecido a álcool e gasolina.

Outras iniciativas de pesquisa em andamento nos campos sucroenergético e sucroquímico vão nessa mesma direção. O projeto de gaseificação, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, permitirá triplicar o potencial energético da cana. Uma planta piloto já está sendo desenhada. A expectativa do ministro é que em três anos o projeto esteja concluído.

Ainda segundo Mercadante, a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está desenvolvendo o projeto de hidrólise, que usa bagaço de cana como matéria prima para impulsionar a produção de energia.

Edição: João Carlos Rodrigues