Juíza considera Airbus culpada pelo acidente do voo 447 da Air France

17/03/2011 - 19h24

Da Agência Lusa

Brasília – A Air France foi convocada para uma audiência nesta sexta-feira (18), depois de a construtora europeia Airbus ter sido considerada culpada por “homicídio involuntário” no acidente do voo 447 da empresa francesa no Oceano Atlântico, em junho de 2009.

“Confirmo que a Airbus foi indiciada. Desaprovamos firmemente esta decisão, que consideramos prematura. Continuaremos, apesar disso, a cooperar com a investigação e com a próxima fase de buscas das caixas-pretas", disse o presidente executivo da Airbus, Thomas Enders, depois de conhecida a decisão da juíza francesa Sylvie Zimmerman, citado pela imprensa internacional.

A juíza considerou hoje (17), em Paris, que o fabricante europeu de aeronaves Airbus é culpado por “homicídio involuntário” pelo acidente ocorrido em 2009 com o voo 447 da Air France que matou 228 pessoas.

A aeronave fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris no dia 1 de junho de 2009, quando desapareceu no Oceano Atlântico, sem deixar sobreviventes. Até agora, apenas 50 corpos foram encontrados.
O Airbus 447 caiu no Oceano Atlântico, entre o Nordeste brasileiro e o Senegal, sendo o pior acidente da história da Air France.

Um grupo de familiares de cerca de 80 vítimas, a Associação de Apoio e Solidariedade AF447, manifestou-se satisfeito com a resolução do tribunal.

“Claro que estamos contentes – se é essa a palavra – por ter sido dado um primeiro passo no processo legal para uma eventual responsabilidade por este acidente”, afirmou John Clemes, vice-presidente da associação, que perdeu o irmão Brad, no acidente.