Prefeitura do Rio define esquema de trânsito para o discurso de Barack Obama

16/03/2011 - 17h41

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio divulgou hoje (16) o esquema de trânsito que será colocado em prática para o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo domingo (20), na Cinelândia, no centro da cidade.

O primeiro bloqueio ao tráfego de veículos já começa amanhã (17), à meia-noite, com o fechamento da Rua Evaristo da Veiga, nas proximidades das escadarias do Theatro Municipal, onde será montado o palco.

No sábado (19), a partir das 7h, o tráfego de veículos também será impedido em parte da Avenida Rio Branco, entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Santa Luzia. Os ônibus serão desviados pelo Mergulhão da Praça 15.

Às 5h de domingo (20), serão interditadas todas as ruas transversais à Avenida Rio Branco, desde a Avenida Beira-Mar até a Avenida Presidente Vargas.

O estacionamento de veículos ficará proibido desde a meia-noite de sexta-feira (18) até as 19h de domingo. A proibição se estende em um polígono formado pela Rua Santa Luzia, Praça Mahatma Gandhi, Rua México, Avenida Almirante Barroso, Avenida República do Chile e ao longo da Avenida Beira-Mar.

O acesso do público ao evento, que ainda não teve o horário confirmado pelo serviço de segurança dos Estados Unidos, será feito exclusivamente pela Rua Santa Luzia. A prefeitura do Rio recomendou que a população utilize preferencialmente o transporte público. Toda a frota de 2.088 ônibus estará nas ruas e o metrô vai operar normalmente, com intervalos de 8 minutos e 50 segundos.

A Estação Cinelândia estará fechada e as opções para embarque e desembarque serão as estações Glória e Carioca. Entre 12h30 e 15h30, o metrô será bloqueado na Estação Cinelândia, por motivos de segurança. Quem precisar se deslocar entre as zonas sul e norte, deverá dar preferência aos ônibus.

O comércio nas proximidades imediatas do evento ficará fechado, por recomendação dos funcionários americanos. O Museu Nacional de Belas Artes que fica na Avenida Rio Branco em frente a Cinelândia não funcionará. As informações foram divulgadas pelo secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, juntamente com os demais representantes dos serviços de ônibus e metrô.

 

Edição: Rivadavia Severo