Europa coloca à disposição do Japão centros de atendimento a contaminados por radiação nuclear

16/03/2011 - 7h22

Da Agência Lusa

Brasília – Os centros de atendimento à saúde da Europa cuja especialidade é contaminação por radiação nuclear se preparam para receber as vítimas dos vazamentos e explosões do Japão. Mais de 500 centros europeus de transplante de medula óssea foram contactados para receber, se for necessário, as vítimas dos acidentes na Central Nuclear de Fukushima 1, no Japão.

A decisão foi anunciada pelo Grupo Europeu para a Transfusão de Sangue e para o Transplante de Medula Óssea (EMBT, na sigla em inglês), cuja sede fica em Barcelona, na Espanha. “Admitimos a hipótese de que podemos receber 200 pessoas ou mais, vítimas dos efeitos das radiações”, disse o  chefe do Comitê de Acidentes Nucleares do EMBT, Ray Powles.

Ele afirmou ainda que a organização entrou em contato com 536 centros, com os quais mantém vínculo, para saber se há capacidade para tratar eventuais vítimas de uma exposição à radioatividade, na sequência dos acidentes na Central Nuclear de Fukushima 1. Segundo ele, todos se mostraram dispostos a cooperar.

“Estejamos conscientes de que há uma real preocupação sobre a possibilidade de um número significativo de trabalhadores que tentam controlar a central nuclear danificada no Japão estar recebendo doses de radioatividade, pois seus corpos estão expostos”, disse Powles.