Secretaria de Educação do Rio seleciona professores para assistir a discurso de Obama na Cinelândia

15/03/2011 - 19h04

Thais Leitão
Repórter do Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um grupo de 200 professores da rede municipal do Rio de Janeiro vai assistir, em um lugar reservado, ao discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo domingo (20), na Praça da Cinelândia, centro da cidade. A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, anunciou a abertura do processo de inscrição para os docentes na rede social Twitter.

Os professores interessados em participar deverão estar lotados nas escolas municipais e poderão efetuar as inscrições nas coordenadorias regionais de educação (CREs) de cada área onde se localizam as escolas em que atuam. No dia do discurso, os professores deverão levar o documento original de identidade para serem identificados. A secretaria não informou, no entanto, como será feita a seleção dos profissionais e o número de interessados até agora.

O norte-americano Ryan Hemming, que mora no Brasil há seis anos, contou que vai aproveitar a oportunidade para conhecer o presidente de seu país. Eleitor de Obama, ele quer levar os dois filhos, Isadora e Diego, que nasceram no Brasil e têm cidadania americana, para acompanhar o evento.

“Acho uma coisa muito legal, porque nunca cheguei tão perto assim de um presidente, então, quero assistir ao discurso. E vou aproveitar para levar meus filhos, que também são americanos, para ver tudo isso. Vai ser muito emocionante. Além disso, vou acompanhar se ele vai mesmo entrar na favela, como estão dizendo”.

O advogado carioca Pedro Carvalho também disse estar ansioso pela visita de Obama. Segundo ele, que pretende levar à Cinelândia a filha mais velha, de 5 anos, esta é a chance de acompanhar de perto um político que costuma fazer bons discursos e que têm propostas interessantes de aproximação com o resto do mundo. “Gosto de ouvir bons discursos e os do Obama têm essa característica. Costumam ser bem elaborados e emocionantes. Quero muito ver isso ao vivo”, disse.

Edição: Lana Cristina