Novo incêndio atinge usina nuclear no Japão

15/03/2011 - 22h40

Da BBC Brasil

Brasília - Um novo incêndio ocorreu hoje (15) na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Norte do Japão. O fogo começou no reator 4. A usina já sofreu quatro explosões, que provocaram o vazamento de radiação e geraram preocupações.

Funcionários do governo aconselharam moradores num raio de 20 a 30 quilômetros da usina a deixar a área ou permanecer abrigados. A Tokyo Electric Power Co (Tepco), que opera a Fukushima Daiich, disse que o último incêndio na instalação estava sendo combatido.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou nesta terça-feira estar monitorando os níveis de radioatividade nas proximidades da usina e que a quantidade de radiação nas regiões próximas vinha diminuindo significativamente desde a madrugada.

A Aiea disse que outras usinas nucleares japonesas, como Onagawa, Tokai e Fukushima Daini estão “estáveis e seguras”, mas que a situação em Daiichi, onde estão os reatores danificados, ainda era preocupante. Uma zona de exclusão aérea foi estabelecida sobre o complexo nuclear.

De acordo com a Aiea, 150 pessoas na região da usina foram examinadas para detectar possíveis contaminações por radiação. Já foram tomadas medidas para a descontaminação de 23 pessoas.