Litoral do Paraná ainda enfrenta problemas por causa das chuvas

15/03/2011 - 15h15

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Chuvas fracas ainda atingem os municípios do litoral do Paraná, onde 24,9 mil pessoas foram afetadas pelos temporais dos últimos dias. Segundo o último boletim da Defesa Civil, três pessoas morreram em deslizamentos de terra, 21 ficaram feridas, duas estão desaparecidas e 1,4 mil desabrigadas. Foram danificadas 2,9 mil residências e destruídas 160. Os municípios de Guaratuba e Paranaguá decretaram situação de emergência. Em Morretes, onde 15,1 mil pessoas foram afetadas, a situação é de calamidade pública.

As chuvas causaram transtornos também para os motoristas, que enfrentam problemas em algumas rodovias. A BR-376, que liga Curitiba ao litoral de Santa Catarina, está interditada entre o km 672 e o km 657 (Guaratuba), por causa de quedas de barreira em alguns pontos. A concessionária Autopista Litoral Sul ainda não tem previsão de quando o tráfego voltará a fluir na região e orienta os usuários a evitar a estrada.

A BR-277, que liga Curitiba ao litoral do estado, está liberada, mas de maneira controlada, por causa das obras de recuperação das quatro pontes derrubadas pelas chuvas. A concessionária Ecovia informou que todos os caminhões que estavam antes da praça do pedágio foram liberados para seguir viagem até Paranaguá. A operação teve início na noite de ontem (14) e durou toda a madrugada de hoje. O tráfego para o litoral continua com restrição para veículos pesados devido às obras de recuperação das quatro pontes que caíram ou sofreram danos estruturais com as fortes chuvas. Não houve interdição na praça de pedágio nesta manhã.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, disse que a movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá ainda não foi afetada pelas chuvas. Segundo ele, estão sendo escoados os granéis armazenados no porto. Ele afirmou, entretanto, que se forem prolongados os períodos de interrupção da BR-277, pode faltar carga para exportar.

Cerca de 200 caminhões que estavam na Serra do Mar já chegaram ao terminal e mais 300 devem seguir nas próximas horas. Os caminhões estão sendo liberados gradativamente, por causa da instabilidade da pista. A ferrovia, que também traz cargas até o porto, está interrompida e só deverá voltar a operar amanhã (16). Existem, de acordo com a administração, 600 vagas no pátio de triagem da Appa, mas a liberação de senhas para envio de caminhões continua suspensa, para evitar que os veículos se acumulem em filas na rodovia. A orientação é que os exportadores não liberem caminhões não cadastrados para evitar mais filas na BR-277.

Edição: Nádia Franco