França apoia criação de zona de exclusão aérea na Líbia

13/03/2011 - 14h16

Da Agência Lusa

Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Alain Juppé, saudou hoje (13) o apelo da Liga Árabe para a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e disse que vai "acelerar esforços" para que a comunidade internacional proteja a população líbia. "A França saúda a resolução adotada em 12 de março pelo Conselho de Ministros da Liga dos Estados Árabes", declarou o ministro francês em um comunicado enviado à imprensa.

Em particular, Alain Juppé felicitou a Liga Árabe por apelar ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para impor imediatamente uma zona de exclusão aérea e estabelecer uma zona de segurança nas regiões expostas aos bombardeios das forças pré-Khadafi. Para o chefe da diplomacia francesa, esta tomada de posição "demonstra a vontade da comunidade internacional em assegurar a proteção da população civil na Líbia" que é, segundo ele, "alvo de terríveis violências". O ministro disse que na segunda-feira (14) ocorrerá em Paris uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G8, grupo que reune as principais economias do mundo.

No sábado, a maioria dos países da Liga Árabe, com exceção da Síria e da Argélia, mostraram-se favoráveis à imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia para proteger o povo, revelaram fontes diplomáticas árabes. Durante a reunião extraordinária da liga, que ocorreu no Cairo (Egito), os ministros árabes dos Negócios Estrangeiros concordaram em abrir canais de contacto com o CNLT, órgão máximo de representação dos rebeldes líbios.