Cuba anuncia libertação de mais um dissidente

11/03/2011 - 6h47

Da Agência Lusa

Brasília – A Igreja Católica de Cuba anunciou a libertação em breve de mais um opositor ao regime do presidente cubano, Raúl Castro, Óscar Elías Biscet. Segundo especialistas, ele é considerado um dos presos políticos mais emblemáticos para os dissidentes cubanos. Biscet foi condenado a 25 anos de prisão por atos contra a independência e integridade territorial do Estado. 

Elías Biscet faz parte de um grupo de 75 dissidentes presos na primavera de 2003 e que recusou a alternativa de exílio na Espanha para deixar a prisão. Médico, ele é o presidente da Fundação Lawton para os Direitos Humanos.

Sua libertação foi anunciada pelo Episcopado de Havana. O comunicado não informa a data em que ele deixará a prisão. O cardeal Jaime Ortega deu a informação ao dissidente, por telefone, segundo informações de Elsa Morejón, mulher de Biscet.

Após a libertação de Biscet, aguardarão ainda autorização para deixar a prisão os dissidentes José Daniel Ferrer, Librado Linares y Félix Navarro. Pouco antes desse anúncio, a Igreja Católica de Cuba anunciou também a libertação e transferência para a Espanha de outros nove dissidentes que não integram o chamado Grupo dos 75.

Desde o ano passado, a Igreja Católica de Cuba e o governo da Espanha negociam com o presidente Castro a libertação dos dissidentes políticos. Os já libertados foram enviados para a Espanha e reclamaram que não tiveram outra opção a não ser aceitar deixar Cuba.