Movimento dos Trabalhadores Sem Teto desocupa prédio do Ministério das Cidades

24/02/2011 - 21h48

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Depois de quase quatro horas de reunião com o gerente de projetos da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, Cesar Ramos, os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) deixaram a sede do órgão, em Brasília. No entanto, lideranças do MTST afirmaram que se as promessas do governo não forem cumpridas voltarão a ocupar novos prédios públicos.

“A reunião foi muito boa, mas se os órgãos que estavam na reunião não cumprirem o que prometerem, a gente volta a ocupar ministério e outros órgãos públicos”, disse Edson Francisco da Silva, um dos dirigentes nacionais do MTST à Agência Brasil.

De acordo com Ramos, a reunião serviu para transmitir aos manifestantes que o governo está disposto a atender as reivindicações. Contudo, ele acentuou que a solução dos problemas não depende só do governo federal, mas também de negociações com governos estaduais.

“A maior razão das reivindicações é oriunda dos conflitos fundiários. Esses conflitos ocorrem em várias cidades, mas a questão central é a de que a renovação que está ocorrendo nas cidades brasileiras por força das obras de infraestrutura e melhorias urbanas está gerando muito conflito e desalojamento de famílias e precisam ter soluções”, argumentou Ramos. “Vamos buscar os acordos [para evitar os despejos]”, acrescentou.

Durante a reunião foi assinado um documento em que o Ministério das Cidades se compromete a dialogar com governos estaduais, prefeituras, Poder Judiciário e Ministério Público para, ao menos, adiar o cumprimento de mandatos de despejo nos estados de Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro e Distrito Federal.
 

 

Edição: Rivadavia Severo