Mandela é liberado de hospital para fazer tratamento em casa

28/01/2011 - 10h07

Da Agência Lusa

Brasília - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, 92 anos, foi liberado na manhã de hoje (28) do hospital de Milpark, em Joanesburgo, para dar continuidade ao tratamento de saúde em casa. Ele ficou internado por cerca de 48 horas.

Mandela foi internado por causa de uma infecção respiratória aguda, segundo o vice-presidente da República sul-africana, Kgalema Motlanthe, e o cirurgião-geral das Forças Armadas tenente-general Ramlakan.

O cirurgião geral que acompanha o ex-presidente e Motlanthe descreveram o estado clínico de Mandela como “estável”. De acordo com eles, Mandela reagiu de forma positiva e manteve o humor durante o tratamento.

A internação de Mandela causou uma comoção nacional na África do Sul obrigando o presidente sul-africano, Jacob Zuma, que participa do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), a pedir calma à população.

Mandela deixou o hospital em direção a sua casa, onde deverá, segundo o médico que o acompanha, manter o tratamento ambulatorial. O ex-presidente foi seguido por uma longa fila de carros com simpatizantes e admiradores. As últimas imagens públicas de Mandela foram em meados do ano passado, durante a Copa do Mundo.