Vice-governador pede a construtoras que apresentem projeto de plano diretor para Nova Friburgo

23/01/2011 - 17h30

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Nova Friburgo (RJ) - O vice-governador do Rio de Janeiro e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, pediu hoje (23) aos representantes de construtoras de pequeno e médio portes de Nova Friburgo que apresentem até a próxima quarta-feira (26) projetos para a elaboração de um plano diretor para a cidade. Friburgo foi o município mais atingido pelas fortes chuvas que devastaram a região serrana fluminense há 12 dias.

Pezão se reuniu hoje, em Nova Friburgo, com o grupo e pediu o empenho de todos para reconstruir a cidade. De acordo com o vice-governador, 30 geólogos e mais de 200 engenheiros estão colaborando com estudos de reconstrução.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria estadual de Obras, Pezão destacou que é preciso realizar as obras emergenciais observando o prazo de 180 dias em que a cidade está sob regime de calamidade pública. Nessa condição é dispensada licitação para a contratação de serviços.

Ontem (22), o governo do estado anunciou que um grupo de empresas privadas que integram o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, vai construir, por conta própria, 2 mil casas populares nos três municípios mais atingidos pelas chuvas: Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Os imóveis serão doados às vítimas da tragédia. Pela parceria, o estado vai garantir os terrenos e a infraestrutura. Ao todo, o governo espera construir 6 mil moradias nessas cidades.

A Secretaria de Obras também informou que presidenta Dilma Rousseff deve ir ao Rio na próxima quinta-feira (27) para anunciar o acordo junto com o governador Sérgio Cabral.

Edição: Graça Adjuto