Ministro da Defesa abre operação do Projeto Rondon no Rio Grande do Norte

23/01/2011 - 9h27

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participa hoje (23) da abertura da Operação Seridó, do Projeto Rondon, no Rio Grande do Norte. A solenidade começa às 9h30, com palestra da governadora potiguar Rosalba Ciarlini, e a abertura será às 11h, no Centro de Convenções de Natal. Esta é a última das quatro operações do projeto a serem realizadas em janeiro de 2011.  

A Operação Seridó vai até o dia 7 de fevereiro e levará 320 estudantes e 80 professores de 40 instituições de ensino superior para desenvolver projetos nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho em 40 cidades do estado.

Os municípios atendidos são Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Equador, Florânia, Itajá, Jaçanã, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Matos, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

Neste mês, o projeto se desdobrou nas operações Carajás (no Pará e Tocantins, de 14 a 30 de janeiro), Zabelê (no Piauí, de 15 a 31 de janeiro) e Rio dos Siris (em Sergipe, entre 21 de janeiro e 6 de fevereiro).

O Projeto Rondon conta com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O modelo atual é desenvolvido pelo governo federal desde 2005.

Edição: Graça Adjuto