Temer se despede da presidência da Câmara

15/12/2010 - 21h00

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O deputado Michel Temer (PMDB-SP) despediu-se hoje (15) da presidência da Câmara para ser diplomado no próximo dia 17 como vice-presidente da República. Em seu discurso, ele afirmou que deve ao Parlamento toda a sua vida pública. “Foi desta Casa que retirei o entusiamo para concorrer em seis eleições e para esta última, junto com a presidenta Dilma.”

 

Ele informou aos deputados que amanhã (16) apresentará sua carta de renúncia à presidência da Câmara, cargo que está ocupando pela terceira vez. “Não poderia fazê-lo sem antes me despedir solenemente. Quero, ao despedir-me, dizer que no Legislativo temos consciência absoluta de nosso valor institucional. Somos representantes do único titular do poder que a Constituição indica, que é o povo.”

 

Temer afirmou que a Câmara às vezes acerta e em outros momentos erra, mas sempre com a melhor das intenções. Ele falou da importância do Legislativo: “Somos a fonte fundamental, vestibular da lei. Ninguém poderá fazer senão em virtude do Poder Legislativo. Só há execução de acordo com a lei”.

 

Ao encerrar seu breve discurso, Temer agradeceu aos parlamentares e funcionários da Casa. “Gostaria de dizer que levo daqui a saudade, que tenho certeza será compensada pelas visitas que farei ao Parlamento. Certeza de que de lá serei também um representante dos senhores e das senhoras.”

 

Com a renúncia de Temer a presidência da Câmara será ocupada pelo vice-presidente, deputado Marco Maia (PT-RS). Ontem, Marco Maia foi indicado candidato à presidência da Casa pelo PT.


Edição: João Carlos Rodrigues