Obras dos Jogos Mundiais Militares estão dentro do prazo, garante general

14/11/2010 - 17h59

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As obras de preparação para os 5º Jogos Mundiais Militares, que acontece no Brasil no próximo ano, estão dentro do cronograma previsto e devem ficar prontas até maio de 2011. A garantia é do coordenador-geral do Comitê Organizador, general Jamil Megid Junior. Ele participou hoje (14) da apresentação do mascote dos jogos, batizado de Arion, realizada em clima de festa, em um espetáculo circense no Parque da Quinta da Boa Vista.

Os jogos serão realizados no Rio, de 16 a 24 de julho, reunindo 6 mil atletas de 110 países, que competirão em 20 modalidades, sendo 15 olímpicas e 5 militares. Segundo o general, o orçamento de R$ 1,4 bilhão está sendo suficiente para preparar a estrutura, incluindo construção de novos edifícios e a reforma de outros.

“Nós estamos com as obras dentro do cronograma e trabalhando com a meta de termos todas as principais instalações construídas e prontas para serem testadas em maio de 2011, para serem utilizadas em julho”, afirmou Megid.

Segundo ele, as principais obras esportivas foram legadas pela estrutura dos Jogos Pan-Americanos e as complementares serão finalizadas dentro do prazo, incluindo a vila dos atletas.

Um dos legados que devem ser deixados pelos Jogos Militares é a preparação de competidores para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio, segundo o presidente do Comitê Desportivo Militar do Brasil, almirante Bernardo Gambôa.

“Nós temos hoje 300 atletas de alto rendimento incorporados às Forças Armadas. Eles estão se preparando para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e de 2016, no Brasil. Eu espero que o nosso país esteja entre os três primeiros no cômputo geral de medalhas”, disse Gambôa.

Para ele, os Jogos Mundiais Militares serão um divisor de águas para a preparação de atletas de alto rendimento nas Forças Armadas. “Vale lembrar que a primeira medalha olímpica brasileira foi ganha pelo tenente Guilherme Paraense, em 1920, em Antuérpia, no tiro”, lembrou Gambôa.

O nome Arion foi escolhido em votação popular. O personagem foi criado pelo desenhista Maurício de Souza, que esteve presente à solenidade de apresentação do novo mascote.

 

Edição: Lílian Beraldo