Rachaduras em turbina de Itaipu não ameaçam fornecimento de energia para o Brasil, diz diretor

11/11/2010 - 21h10

 

Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo - O diretor-geral de Itaipu Binacional, Gustavo Codas, descartou hoje (11) o risco de interrupção do fornecimento de energia ao Brasil por conta das rachaduras encontradas em uma das turbinas da hidrelétrica. Segundo ele, foram encontradas duas fissuras em uma das turbinas durante uma inspeção de rotina. O equipamento, que tem 23 anos de idade, ficará fora de uso por um período de seis a oito meses.

 

Codas ressaltou que isso não causará problemas ao funcionamento da usina. Itaipu tem 20 turbinas, mas deixa sempre duas ociosas para substituição em eventualidades. De acordo com ele, a única mudança “é que vai se fazer um ajuste no cronograma de manutenção das 19 [turbinas], garantindo que uma sempre esteja parada, sem afetar a produção de Itaipu”.

 

O diretor disse ainda que nunca havia sido registrado algo semelhante antes e que as razões estão sendo pesquisadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e por uma consultoria internacional contratada pela usina.

 

As turbinas de Itaipu são revisadas anualmente. Além disso, é feita uma inspeção mais detalhada a cada quatro anos. Durante esse trabalho foi constatado o problema com o equipamento da hidrelétrica.

 

Codas participou hoje (11), junto com ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco José Rivas Almada, de um encontro com empresários na Federação das Indústria de São Paulo (Fiesp).


Edição: João Carlos Rodrigues