Lula conversa com Obama, Merkel, Cameron e Zuma em Seul

11/11/2010 - 23h58

 

Renata Giraldi
Enviada Especial da EBC
 

Seul – Antes das primeiras plenárias da Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias mundiais), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje (12) - noite de quinta-feira (11) no Brasil - com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Lula cumprimentou ainda os primeiros-ministros da Alemanha, Angela Merkel, e da Grã-Bretanha, David Cameron, além do presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

A expectativa é que no fim do dia (começo da manhã no Brasil), Lula, a presidenta eleita Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, retornem para o Brasil. Mantega deve conceder uma entrevista à imprensa para fazer um balanço do documento final do G20. A previsão é que o documento relacione as medidas visando ao fim da guerra cambial e o desequilíbrio mundial.

Paralelamente às reuniões dos líderes mundiais, a organização da cúpula intensificou o esquema de segurança nas principais ruas de Seul. Na área em frente ao prédio onde ocorrem as plenárias, policiais especiais, militares e agentes de segurança redobraram a atenção. Só podem ter acesso ao local pessoas com os credenciamentos específicos.

Antes da chegada dos líderes políticos, aproximadamente 3 mil manifestantes promoveram um protesto contra a reunião do G20. A manifestação ocorreu sob a vigilância de um intenso esquema de segurança. Ontem um manifestante tentou protestar. Silenciosamente o jovem conseguiu erguer um cartaz (em coreano) com críticas à cúpula, mas depois foi convencido a deixar o local.

 

Edição: Aécio Amado