Banco PanAmericano recebe aporte de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito

09/11/2010 - 21h59

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco PanAmericano anunciou fato relevante, no início da noite de hoje (9), no qual revela que recebeu aporte de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para restabelecer o pleno “equilíbrio patrimonial” da instituição, ampliar a liquidez operacional e preservar o atual nível de capitalização.

A operação, de acordo com a notificação do banco, é integralmente garantida por bens do patrimônio empresarial do Grupo Sílvio Santos, controlador da instituição. O banco ressalta também que a operação se tornou necessária a partir do momento em que identificou “inconsistências contábeis” que não refletem a real situação patrimonial do PanAmericano.

O fato relevante destaca ainda que a decisão do grupo controlador do banco reflete o compromisso de preservar os interesses dos seus clientes, depositantes, fornecedores, colaboradores e acionistas. Razão porque o banco procurou o FGC, que é formado com parte dos recursos depositados na rede bancária, justamente com o objetivo de manter a estabilidade do sistema financeiro.

 

Edição: Aécio Amado