Dilma e Marina defendem mudanças na cobrança de impostos

24/09/2010 - 0h34

Renata Giraldi, Luciana Lima e Marcos Chagas
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Em debate com representantes da Igreja Católica, as candidatas à Presidência da República, Marina Silva, do PV, e Dilma Rousseff, do PT, defenderam hoje (23) mudanças no sistema tributário brasileiro.

Marina disse que é fundamental promover uma reforma que permita maior transparência e simplifique a cobrança dos impostos. Dilma ressaltou que houve desoneração das micro e pequenas empresas durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A candidata do PT lembrou que, por duas vezes o governo Lula encaminhou projeto de reforma tributária ao Congresso Nacional que não votou a proposta.

Marina criticou os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva que não fizeram a reforma. “Durante 16 anos, dois partidos tiveram oportunidades [de fazer as reformas] e elas não foram feitas”.

De acordo com a candidata do PV, é necessário equilibrar a cobrança de impostos de tal maneira que os pobres deixem de pagar mais. Paga-se muito e recebe-se pouco em saúde e segurança. A segurança está no colapso”.

Além de Marina e Dilma, participam do debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga, no Distrito Federal, os candidatos à Presidência da República  José Serra, do PSDB e Plínio Sampaio, do P-SOL.

 

 

Edição: Rivadavia Severo