Plínio promete estatizar universidades particulares; Marina defende ensino público e privado

24/09/2010 - 0h01

 

 

Marcos Chagas, Renata Giraldi e Luciana Lima

Repórteres da Agência Brasil

 

Brasília - A última pergunta do segundo bloco foi dirigida ao candidato Plínio  Sampaio (P-SOL) e teve como tema os gastos com educação e o financiamento do governo para o acesso de estudantes às universidades particulares. O candidato deixou claro que seu partido defende a educação “inteiramente financiada” pelo Estado e também às escolas comunitárias.

 

Ele disse que, se eleito, as escolas e universidades privadas serão estatizadas. “Esta aqui será desapropriada”, afirmou, referindo-se à Universidade Católica de Brasília, onde se realiza o debate.

 

O P-SOL, segundo ele, está comprometido com o uso de 10% dos recursos do Produto Interno Bruto (PIB) para o financiamento da educação pública.

 

A candidata Marina Silva, do PV, a quem coube comentar o assunto, destacou que “é perfeitamente possível a coexistência entre o ensino público e privado”. Ela ressaltou, porém, que a prioridade deve ser com investimentos nas escolas e universidades públicas.

 

Marina também defendeu formas de os estudantes beneficiados com bolsas do governo darem um retorno ao Estado depois de terminarem seus cursos.


Edição: João Carlos Rodrigues