Em comício, Lula diz que setores da imprensa brasileira se comportam como partidos

18/09/2010 - 17h40

 

 

Vinicius Konchinski

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje (18) a imprensa brasileira. Ao discursar hoje (18) em Campinas, durante comício da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, Lula disse que algumas reportagens publicadas por jornais e revistas do país são uma “vergonha”. De acordo com ele, alguns veículos de imprensa se comportam, neste momento de campanha eleitoral, como partidos políticos.

 

“Tem dia que determinados setores da imprensa brasileira chegam a ser uma vergonha”, disse o presidente. “Se o dono do jornal lesse o seu jornal ou o dono da revista lesse a sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste momento.”

 

Segundo o presidente, algumas publicações “destilam ódio e mentiras” sobre o governo porque não se conformam com as realizações de seu mandato. Lula disse também que alguns jornais e revistas do país se comportam como partidos políticos, mas não assumem que têm posição [político-partidária].

 

Apesar disso, Lula reafirmou ser contra censurar a imprensa. De acordo com o presidente, os cidadãos é que devem escolher as suas fontes de informação. “Não sou eu quem vou censurá-la [a imprensa]. É o telespectador, o ouvinte e o leitor que vão escolher aquilo que presta e aquilo que não presta.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues