Certificação digital dará mais segurança a nova carteira de identidade, diz Barreto

08/06/2010 - 23h00

Da Agência Brasil

Brasília – A certificação digital que será implantada no Brasil dará mais segurança a nova carteira de identidade, disse o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, em seu discurso de abertura do 2º Congresso da Cidadania Digital que começou hoje (8) em Brasília.

Para Barreto, a nova carteira de identidade que terá utilização nacional, chamada de Registro de Identidade Civil, será uma evolução no perfil de documentos utilizados no país.

O documento reunirá em uma única carteira as principais informações do cidadão, o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e título de eleitor, além de outras informações para evitar falsificações. O novo documento digital terá foto, impressão digital, assinatura do portador do documento, um código e um número que será registrado numa central nacional, além de um chip com a impressão digital e o certificado digital.

Para ressaltar a importância da modalidade de certificação digital, Barreto ainda lembrou do atraso do Brasil comparado a outros países em relação a esse tipo de tecnologia. Ele pediu que a adesão do novo documento nos estados seja feita de maneira ágil. O estado pioneiro deve ser o Rio de Janeiro, que prevê a primeira emissão para julho deste ano.

Segundo dados da Polícia Federal, atualmente cerca de 1,5 milhão de documentos são roubados, extraviados ou furtados no Brasil por ano. A falsificação de carteiras de identidade soma 72% de golpes em bancos e instituições comerciais.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, uma das principais seguranças do novo documento está relacionada ao chip. “Hoje uma pessoa pode ter um registro em cada estado do país. Isso soma pelo menos 27 números, o que explica o grande número de fraudes em nosso país. O novo documento por ser de utilização nacional irá diminuir esse problema”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo