Jogos Brasileiros de Institutos de Educação Profissional e Tecnológica reúne 2 mil estudantes

29/05/2010 - 16h13

Carolina Pimentel

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Os Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica terminaram hoje (29), em Brasília. Desde o domingo passado (23), mais de 2 mil alunos de 26 estados e do Distrito Federal, de 14 a 21 anos, competiram em atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei (quadra e praia) e xadrez.

 

Esse foi o terceiro ano da competição. A edição de 2010 foi organizada pelo ministérios da Educação e do Esporte e pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Para o coordenador técnico e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, João Holanda, os jogos permitem ao aluno competir fora de seu estado de origem e, ao mesmo tempo, contribui para sua formação cidadã.

 

“Muitos desses garotos, principalmente dos estados mais distantes, não teriam como participar de um evento nacional”, disse Holanda. Os jogos, acrescentou, são disputados em quadras profissionais, com árbitros credenciados. Cada estado teve direito a ser representado por uma delegação com 80 pessoas.

 

Anna Elizabeth Alves , 20 anos, estudante do curso de técnico agrícola do Instituto Federal do Maranhão, participou pela primeira vez da competição. Ela foi um dos destaques do time de vôlei de quadra maranhense, que venceu o Rio Grande do Norte e ficou com a medalha de ouro. “Foi muito boa a troca de experiência”, disse a campeã, que pratica o esporte há 7 anos.

 

Os jogos de 2011 serão em Florianópolis. Nas duas edições anteriores, o evento foi realizado no Ceará (2008) e no Espírito Santo (2009).

 

Edição: João Carlos Rodrigues