Fórum da Aliança de Civilizações reforça necessidade de diálogo e paz no mundo

29/05/2010 - 18h05

Vitor Abdala

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Depois de dois dias de seminários e reuniões que envolveram cerca de 7 mil pessoas de mais de 100 países, o 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações se encerrou na tarde de hoje (29), no Rio de Janeiro. O evento reuniu chefes de governo da América Latina, Europa e África, além de chanceleres de todo o mundo, para pedir mais diálogo e convivência pacífica entre as diversas culturas e civilizações.

 

No encerramento da cerimônia, a subsecretária política do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Vera Machado, disse que o Fórum do Rio de Janeiro buscou consolidar a necessidade da elaboração de planos nacionais e estratégias regionais em todo o mundo para lidar com a diversidade cultural.

 

“Esse evento foi importante não só para se apresentar algumas iniciativas pioneiras com potencial para serem ampliadas em outras comunidades ao redor do mundo. Mais que isso: foi um passo além para se criar uma interface global, conectando jovens, ativistas, líderes empresariais, defensores dos direitos humanos, líderes políticos, chefes de comunidades religiosas, acadêmicos e jornalistas. Todos reunidos puderam compartilhar ideias, desenvolver novos pensamentos e colaborar para construir uma confiança mútua. Adotamos aqui a declaração do Rio de Janeiro, que estimula os planos nacionais e as estratégias regionais”, disse Vera Machado.

 

Já o chanceler da Espanha, Miguel Moratinos, disse esperar que os 7 mil participantes levem de volta para seus países a defesa dos ideais da Aliança de Civilizações, grupo criado em 2005 pela Espanha e Turquia e que hoje envolve 120 países e organizações internacionais.

 

“O governo espanhol vai continuar apoiando a iniciativa da Aliança de Civilizações, mas seu sucesso dependerá de que os participantes desse evento exijam, reclamem e peçam a concretização das ações discutidas aqui”, disse Moratinos, que espera mais de 10 mil pessoas no 4º Fórum Mundial, que será realizado no Catar, em 2011.

 

O chanceler turco, Ahmed Davutoglu, disse esperar que a interação entre as diferentes civilizações traga mais compreensão mútua ao mundo. “Por meio do diálogo entre as civilizações, poderemos resolver problemas políticos, como o da Palestina. A Aliança de Civilizações não é uma utopia. Ela pode trazer uma nova atmosfera à ordem política, evitando crises”, disse Davutoglu.

 

Segundo a subsecretária Vera Machado, a Áustria já demonstrou interesse em sediar o fórum de 2012.

 

 

Edição: João Carlos Rodrigues