Projeto da Via Transolímpica é divulgado no Rio de Janeiro

17/05/2010 - 19h34

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), apresentou hoje (17) o projeto de construção da Via Transolímpica, que ligará a Barra da Tijuca à Deodoro – dois bairros da zona oeste que deverão abrigar grande número de complexos esportivos. A construção está prevista no caderno de encargos assinado pela Prefeitura com o Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A nova via expressa atravessará seis bairros e terá 26 quilômetros (km) de extensão, com três faixas para veículos em cada sentido e uma faixa central exclusiva para o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) em cada sentido. A projeção inicial é que 50 mil veículos irão trafegar diariamente pela via.

O sistema BRT consiste em ônibus articulados, com capacidade para 160 passageiros e estações exclusivas de embarque e desembarque. O pagamento da passagem será feito nas próprias estações como ocorre com o metrô. As estações contarão também com baias, para permitir o fluxo contínuo de linhas expressas. Inicialmente, serão 60 ônibus, que transportarão 100 mil passageiros por dia.

Esse sistema de transporte foi utilizado pela primeira vez em 1972, em Curitiba, e hoje é usado em vários lugares do mundo, inclusive na África do Sul, sede da Copa do Mundo deste ano. Bogotá é a cidade que mais apostou no BRT: são 84 km de extensão, atendendo a 1,45 milhão passageiros por dia.

Dos 26 km do trajeto, quatro serão de túneis. Também serão construídos 30km de ciclovias nas laterais da via e nas áreas marginais. As estações de BRT terão bicicletários para possibilitar e incentivar o transporte alternativo.

Paes também revelou que a prefeitura está pleiteando recursos federais para a implantação da Transolímpica, mas “prefere garantir e não contar com anúncio de financiamento em fim de governo”. Por isso, a construção e a operação da via será feita por meio de uma parceria público-privada.

A concessão da operação do sistema BRT será por 35 anos e o vencedor será responsável pela aquisição dos ônibus, sistemas de controle, construção de garagens, construção e manutenção das estações e operação de todo o sistema. O projeto prevê um pedágio, ainda sem valor definido.

O anúncio de audiência pública para discutir o projeto será feito no dia 11 de junho e do edital em setembro. A assinatura do contrato e o início das obras devem ocorrer na primeira metade de 2011. A previsão para a conclusão da via é de 48 meses, com inauguração prevista no primeiro semestre de 2015. Os custos da obra só serão divulgados na época da audiência pública.

Durante o anúncio do projeto, circulou a informação de que a Zona Portuária do Rio de Janeiro também contará com verba de uma parceria público-privada. O prefeito desconversou, mas ele é um dos maiores defensores de levar para a região parte das instalações esportivas das Olimpíadas.
 

Edição: Rivadavia Severo // Matéria alterada para correção de informação