Estudantes vão passar mais uma noite na reitoria da UnB

04/04/2008 - 23h43

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os mais de 100 estudantes que desde a tarde de ontem (3) ocupama reitoria da Universidade de Brasília (UnB) vão passar maisuma noite no prédio, mesmo com a liminar concedida pela JustiçaFederal na tarde de hoje (4) determinando a desocupaçãoimediata do local.

Porvolta das 19h, o abastecimento de água e luz do prédio,suspensos desde ontem, foi restabelecido. A ordem partiu do reitorTimothy Mulholland, de acordo com o senador CristovamBuarque (PDT-DF), que se reuniu com os estudantes por cerca de umahora e falou por telefone com o reitor.

Ao deixaro prédio, Cristovam Buarque, que é ex-professor eex-reitor da UnB, disse que espera uma soluçãonegociada para a desocupação, sem necessidade de usoda força policial.

“Oreitor fez um gesto correto de retomar o abastecimento de águae luz, era um direito dos estudantes. Agora eles [estudantes]vão fazer uma assembléia para consolidar a pauta dereivindicações e vão sentar para conversar itempor item”, disse.

Osestudantes formaram uma comissão de negociaçãoque deverá se reunir com representantes da UnB para negociar asaída da reitoria. Até o fim da noite de hoje nãohavia movimentação policial próximo aoprédio.

De acordo com o senador Cristovam Buarque, que durante o dia conversoupor telefone com representantes do Ministério da Justiça,a Polícia Federal estaria disposta a “conversar” com osalunos antes de cumprir a ordem judicial de retirada.

“Avolta da água e da luz no prédio não era umapauta política, era uma garantia de direitos básicos”,afirmou uma das integrantes da comissão de negociação,Luíza Oliveira, estudante de ciências sociais. “Vamosficar em vigília para o caso de a polícia chegardurante a madrugada. Nossa disposição épermanecer até que o reitor e o vice deixem o cargo”,adiantou.