Estudantes desocupam reitoria da UFPE e atividades voltam na segunda-feira

15/11/2007 - 0h30

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Estudantes de diversos cursos degraduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ocupavam há 20 diaso prédio da reitoria, impedindo inclusive o acesso de funcionários ao trabalho,deixaram espontaneamente as dependências dainstituição no final da tarde de ontem (14).A administração da  universidade já tinha obtido na Justiça o direito de reintegração de posse do prédio, mas a açãode desocupação, que deveria ter sido executada pela Polícia Federal, nãoprecisou ser realizada.

O movimento foi deflagrado em protesto contra a implantação do Reuni,Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas, queprevê a ampliação do número de vagas e criação de cursos cominvestimentos do governo federal.

Segundo uma líder estudantil, que participouda ocupação da reitoria e pediu para não ser identificada, a decisão de deixaro prédio foi tomada diante da falta de avanço na pauta de reivindicaçõesapresentada ao reitor Amaro Lins, que incluía a ampliação das discussões sobreos benefícios do projeto, com a comunidade acadêmica. “Nós nos retiramosconscientes de que as assembléias e a mobilização irão continuar no campus”.

O reitor Amaro Lins, afirmou que os servidores da instituição estãotrabalhando em horário ampliado. "É para pagar as bolsas aos alunos carentes,residentes na Casa do Estudante. Além deles, já estamos garantindo também opagamento,  na próxima terça-feira (20), [das bolsas] aosestudantes de pós graduação”.

Lins destacou que ainda serão contabilizados os prejuízos causados com aocupação e negociados com os Ministérios da Educação e do Planejamento os prazos para execução de projetos resultantes deconvênios.