Ministério afirma que sai amanhã resultados de exames em animais do Paraná

01/11/2005 - 20h22

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O resultado dos exames de novo material coletado de animais do Paraná, com sintomas de febre aftosa, deverá sair até sexta-feira. A previsão é do diretor do Departamento de Saúde Animal, Jorge Caetano.

Ele disse hoje que há um esforço de diagnóstico, envolvendo o serviço veterinário paranaense e o governo federal para esclarecer sobre a possibilidade de contaminação no estado. Por isso, os técnicos coletaram material do esôfago e da faringe dos animais doentes, o que pode levar a um resultado conclusivo.

A coleta de novo material foi feita porque as primeiras amostras, enviadas assim que a suspeita do Paraná foi anunciada no dia 21, não possibilitaram resultados conclusivos. Os técnicos não conseguiram isolar o vírus da aftosa nas amostras anteriores.

"Até agora não se conseguiu isolar o vírus do material. Esse serviço é demorado, porque sendo material coletado do esôfago e da faringe tem que ser purificado antes e depois levado à cultura de células. Há vários materiais inoculados, com leituras em períodos diferentes", observou. Caetano disse que a análise desse tipo de material pode levar dez dias para apresentar um resultado.

Ele explicou o motivo da instrução normativa, publicada hoje pelo Ministério da Agricultura, definindo 32 municípios como área de risco sanitário, além dos quatro já declarados isolados pela secretaria estadual de Agricultura.

Segundo ele, mesmo sem a confirmação dos focos de aftosa no Paraná, a medida foi preventiva. "A interdição de propriedades é correta. É normal que se faça isso quando há indícios de contaminação", disse.