Governo brasileiro lamenta decisão da Coréia do Norte sobre armas nucleares

11/02/2005 - 20h32

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota informando que o governo brasileiro lamenta a decisão anunciada pela Coréia do Norte (República Popular Democrática da Coréia), de suspender sua participação nas conversações hexapartites, após o anúncio de que possui armas nucleares e pretende continuar a desenvolvê-las.

Segundo a nota, "o Brasil reafirma a convicção de que as questões relativas à paz e à segurança internacionais devem ser tratadas pela via da negociação, com espírito construtivo, de modo a favorecer soluções que fortaleçam a estabilidade e a confiança da comunidade dos Estados".

O Ministério das Relações Exteriores lembra, na nota, que "o Brasil apoiou, desde o começo, o processo de negociação hexapartite e o considera mecanismo hábil para chegar a entendimentos que levem em conta, de maneira equilibrada, as preocupações de segurança da RPDC, assim como as dos demais Estados que delas participam".

E acrescenta: "A decisão chega em momento delicado, em que a comunidade internacional se prepara para a VII Conferência do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Nessa Conferência, serão considerados aspectos relevantes da não-proliferação de armas nucleares, bem como avaliados os passos concretos por parte das potências nucleares na direção do desarmamento, conforme compromissos por elas assumidos."

As informações são do Ministério das Relações Exteriores