Terreiros de candomblé e umbanda distribuem alimentos entregues pelo MDS

18/11/2004 - 17h45

Brasília, 18/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 450 terreiros de candomblé e umbanda receberam 40 toneladas de arroz nesta quinta-feira, em Salvador (BA). A comida será distribuída para as famílias carentes que freqüentam os cultos e também para aquelas que moram perto dos terreiros. Há cerca de um mês, 108 toneladas de feijão foram entregues pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

"São associações de cultura negra que apóiam, nas comunidades, o desenvolvimento de projetos direcionados para crianças e adolescentes, principalmente projetos culturais e na área de educação e saúde", ressaltou a secretária de Articulação Institucional e Parcerias do ministério, Fátima Abreu.

A Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) ficou encarregada de redistribuir os alimentos às famílias de negros, na maioria descendentes de quilombos. Só na Bahia existem mais de mil dessas comunidades remanescentes de quilombos.

A secretária lembra que, das mais de 11 milhões de famílias brasileiras que estão em situação de insegurança alimentar, pelo menos 70% são compostas por negros. "As comunidades remanescentes de quilombos são prioritárias na nossa política de combate à fome, o Fome Zero", acrescentou.

O presidente da Acbantu, Raimundo Nonato Comanagê, informou que os terreiros foram cadastrados para receber os alimentos e depois redistribuí-los. Cada comunidade receberá 180 quilos. "Nós estamos conseguindo reunir nosso povo, levando auto-estima através de alimentos", afirmou. E comentou a importância dessas ações para tentar reagrupar e fortalecer a cultura do povo negro, dispersa devido às condições adversas: "Tentamos nos reagrupar, mas sempre estamos abaixo do que precisamos para sobreviver."