No Mercado do Ver-o-Peso, eleitores aguardam segundo turno em Belém e pedem voto consciente

30/10/2004 - 17h10

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Belém - Em Belém, onde disputam o segundo turno na eleição para prefeito amanhã dois senadores da República, Duciomar Costa (PTB) e Ana Júlia Carepa (PT), os dois candidatos passaram, durante a campanha, pelo mercado Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos da capital paraense.

No Ver-o-Peso, é possível encontrar desde frutas e hortaliças a bichos, artesanato e remédios naturais. O mercado faz parte da história da capital do Pará, assim como de seus moradores. É o caso de Maximiamo Almeida Cardoso, que há 45 vende artesanato ali. "Trabalhava com meu pai e agora é a vez do meu filho continuar", diz. O feirante espera que o próximo prefeito dê uma atenção especial às crianças e a educação no município e reconhece que votar é fundamental. "Nunca perdi uma eleição", destaca.

A cidade está movimentada e dividida para as próximas eleições, na opinião de Jorge Walter Viegas, que há 36 anos vende aves no mercado. "Belém está agitada. Espero que vença o melhor candidato para a cidade", afirma. Para ele, o voto deve ser consciente. "Tem gente que vende voto em troca de cesta básica, e isso não é bom, porque a gente deve votar pensando em quem tem as melhores propostas para melhorar a cidade", diz.

Ao contrário de Jorge Viegas, o vendedor de peixes Antônio Ferreira da Silva não acha importante votar. "Não voto. Eles (os candidatos) vêm aqui na eleição, mas, depois, quando se precisa, não tem", queixa-se. Mesmo assim, diz que não perdeu as esperanças e espera que o próximo prefeito possa dar mais segurança e trabalho para a população.

Já para Rosa Araújo Silva, de 56 anos, o próximo governante municipal deve estar atento à periferia da capital. "Não tem que ajeitar apenas o centro, mas também arrumar a baixada", ressalta. Há mais de 20 anos, ela acorda às 5 horas da manhã para vender tucupi na feira e neste domingo vai sair um pouco cedo do trabalho para escolher seu governante. A vendedora de cupuaçu, Helena Vieira Nascimento, 48 anos, também considera que o próximo prefeito deva dar atenção especial a periferia da capital. "Onde moro, quando chove, fica tudo alagado", reclama.

No Ver-o-Peso, também é possível encontrar óleos e perfumes naturais para todo gosto. São receitas que prometem cicatrizar feridas, curar gripes, tratar derrames, emagrecer e até arrumar namorado e dinheiro. A feirante Sheila Caldas, 32 anos, garante que os produtos são bons. Da mesma forma que defende suas essências, ela diz que é importante saber em quem votar amanhã (31). "Tem que saber para quem está indo o voto. Conhecer as propostas e ver se vale a pena", ensina. Em sua opinião, algumas áreas merecem atenção especial do próximo governante, como estimular o turismo, dar oportunidades de emprego aos moradores e melhorar o trânsito.

Neste domingo, 894.204 eleitores devem votar eleição municipal de Belém. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é que a cidade conheça seu novo prefeito entre 22h e meia noite.

A cidade, que há oito anos é administrada pelo petista Edmilson Rodrigues, terminou o primeiro turno com Duciomar em primeiro lugar (48%) seguido por Ana Júlia (32%). A abstenção chegou a 15%.