México quer acordo de livre comércio com Mercosul

12/04/2004 - 21h28

Nádia Faggiani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário das Relações Exteriores do México, Luis Ernesto Derbez, afirmou hoje que a relação de seu país com a América Latina é "prioritária". O governo do presidente Vicente Fox tem interesse, segundo ele, em avançar as negociações para um acordo de livre comércio com o Mercosul, bloco composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Durante palestra no Ministério das Relações Exteriores, à convite do Instituto Rio Branco, Luis Ernesto Derbez disse que o México aguarda convite oficial para participar da próxima reunião do Mercosul, prevista para acontecer em 6 de junho deste ano.

"Assistimos como observadores à reunião do Mercosul, em Montevidéu, e esperamos um novo convite oficial. O presidente Fox disse no início de seu governo que é de interesse do México integrar plenamente o Mercosul, não só na área econômica e comercial, mas também política", afirmou secretário das Relações Exteriores.

Amanhã, o chanceler mexicano encontra-se em Brasília com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para discutir temas comuns entre México e Brasil. Em 2003, de acordo com o Itamaraty, o intercâmbio bilateral entre os dois países alcançou 3,2 bilhões de dólares. O México foi o quinto maior destino das exportações brasileiras, atrás dos Estados Unidos, União Européia, Argentina e China.