Economista da FGV prevê queda do IGP em 12 meses

09/12/2003 - 19h30

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Índice Geral de Preços de 2003 deve fechar em torno dos 8%. A expectativa é do coordenador de Análises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros. Ele afirmou que sem contar com dezembro o Índice está com pouco mais de 7%. Para o economista, a tendência é de queda do IGP no acumulado de 12 meses, porque haverá a substituição de taxas mais elevadas registradas no fim do ano passado por resultados mais baixos verificados ao longo de 2003. " O IGP é um índice que corrige uma série de preços que entram no IPCA como tarifas de energia e de telefonia. É indicador para uma série de coisas.Ano que vem ele vai dar uma contribuição importante para reduzir mais rápido o Índice de Preços ao Consumidor."
Salomão Quadros espera que em abril do ano que vem o IGP esteja em torno de 4 %.
A queda nos preços do leite, em parte explicada pelo aumento de oferta do produto, também tem colaborado para a redução dos índices ao consumidor." O leite in natura tem um peso muito grande no índice e a combinação com uma variação para baixo muito intensa, contribuiu para puxar o índice para baixo."
O economista lembrou que o leite exerce ainda grande influência em outros preços porque é utilizado na produção de laticínios e derivados que também já mostram desaceleração.