Into promove mutirão para zerar fila de cirurgia de quadril no Acre

22/04/2013 - 16h20

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro -  O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) iniciou hoje (22) um mutirão de cirurgias de quadril em Rio Branco, no Acre. De acordo com o instituto, a ação vai zerar a fila por este procedimento no estado. A maioria das próteses implantadas será para casos de artroplastia primária de quadril.

Ao todo, 30 pacientes com doenças como artrose e artrites serão beneficiadas com as cirurgias, que serão feitas até a próxima sexta-feira (26). A ação faz parte do Projeto Suporte, que consiste em levar profissionais especializados do Into a locais com baixa oferta de serviços na área de traumatologia e ortopedia para reduzir o tempo de espera dos pacientes. O trabalho é feito em parceria com as secretarias de Saúde dos estados e municípios.

Segundo o coordenador, José Luiz Ramalho, o trabalho é feito de acordo com a necessidade dos estados, informada por meio do Cadastro Nacional de Regulação de Alta Complexidade, do Ministério da Saúde. É feita uma avaliação clínica prévia dos pacientes antes do embarque da equipe cirúrgica, composta por 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos.

As secretarias de Saúde disponibilizam a estrutura hospitalar e o Into fornece o material necessário para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos da região.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil