Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário lançaram a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, que está inserida na agenda de meio ambiente e sustentabilidade do governo federal para a Copa do Mundo de 2014. A portaria que prevê a medida foi publicada hoje (16) no Diário Oficial da União.
Os objetivos da campanha são incentivar o consumo de produtos orgânicos, aumentar o nível de conhecimento da população para a alimentação saudável, além de ampliar e diversificar os canais de comercialização de produtos sustentáveis. A ideia é desenvolver uma cadeia produtiva mais estruturada e estimular uma demanda diferenciada, promovendo geração de emprego e renda e proteção do meio ambiente.
A campanha busca incentivar a comercialização e o consumo de produtos orgânicos e da agricultura familiar nas 12 cidades-sede da Copa por meio do aumento de oportunidades para que cooperativas divulguem e vendam seus produtos no megaevento.
“Depois de fazermos um grande trabalho na Rio+20 juntando os aspectos econômico, social e ambiental, queremos repetir isso na Copa, que é a ocasião para discutir o consumo sustentável. Queremos incentivar o consumo dos produtos orgânicos e fortalecer nossas cadeias agroecológicas. A Copa é a oportunidade para avançar a agenda da sustentabilidade”, disse a ministra Tereza Campello.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Centro de Inteligência de Orgânicos é criado para aumentar a competitividade do Brasil no setor
Uso de materiais orgânicos na produção de combustíveis tende a aumentar, diz pesquisador
Feira de produtos orgânicos reúne painéis de discussão e empresas de diferentes segmentos
Ceasa de SC terá primeiro box para venda de produtos orgânicos da agricultura familiar