Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O fornecimento de energia elétrica já está restabelecido nos municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real, no sul do estado, depois de ficarem quase 24 horas às escuras. O problema foi provocado em cinco torres de transmissão de 500 quilovolts (kV) de Furnas, localizadas a 5 quilômetros (km) de Resende, atingidas por um temporal seguido de fortes ventos. Quatro torres tombaram com a força do vendaval e uma ficou danificada, na noite de sexta-feira (18), por volta das 20h.
A energia foi totalmente restabelecida nas três cidades durante a madrugada de hoje (20), após o reparo nas torres de transmissão de Furnas. De acordo com a concessionária Ampla, que atende a região, "com a recomposição do sistema de transmissão de Furnas, a Ampla conseguiu restabelecer o serviço nas cidades afetadas. A distribuidora ressalta, no entanto, que alguns clientes poderão ser afetados por falhas pontuais na rede em decorrência do temporal".
Além dos fortes ventos, choveu granizo em Porto Real, a cidade mais atingida pelo temporal. Casas foram destelhadas, vidraças foram quebradas, árvores foram arrancadas com a força do vendaval e o telhado do prédio da prefeitura que estava em reforma desabou, destruindo móveis, equipamentos eletrônicos e documentos. A prefeitura chegou a alugar dois geradores para atender ao hospital público da cidade e garantir o fornecimento de água à população durante o dia de sábado. O prédio da prefeitura ficou alagado e alguns setores da administração pública vão ser deslocados.
Devido à falta de energia, o comércio nos três municípios ficou prejudicado e muitas lojas não abriram para atendimento ao público nesse sábado.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil