Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Chile, Equador e Honduras garantiram na noite de ontem (15) a classificação para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada entre junho e julho do ano que vem, no Brasil. Pela eliminatória da América do Sul, o Chile venceu o Equador por 2 a 1, na capital chilena, Santiago, mas ambos se classificaram.
O Chile terminou a eliminatória sul-americana em terceiro lugar, com 28 pontos. Os dois primeiros colocados, Argentina e Colômbia, já haviam garantido sua classificação.
Apesar da derrota, o Equador garantiu sua classificação ao terminar a eliminatória em quarto lugar. O Uruguai venceu a Argentina por 3 a 2, na capital uruguaia, Montevidéu, mas terminou em quinto, com o mesmo número de pontos do Equador. Os equatorianos terminaram à frente devido ao saldo de gols.
Os uruguaios agora terão que vencer a Jordânia (quinto colocado na eliminatória asiática) em uma repescagem que envolverá duas partidas. O primeiro jogo será na Jordânia, no dia 13 ou 14 de novembro. A partida de volta será no Uruguai, no dia 20.
Pela eliminatória da Confederação das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf), Honduras garantiu a classificação ao terminar na terceira colocação, atrás dos Estados Unidos e da Costa Rica, que já haviam se classificado.
O México precisava vencer e torcer por uma derrota de Honduras para se classificar, mas acabou sendo derrotado pela Costa Rica por 2 a 1. Os mexicanos terminaram na quarta posição e agora precisam vencer a Nova Zelândia (primeira colocada na Oceania) na repescagem.
A primeira partida será no México, no dia 13 ou 14 de novembro. O segundo jogo será na Nova Zelândia no dia 20.
Ontem, quatro seleções europeias também garantiram a classificação no mundial: Espanha, Inglaterra, Rússia e a estreante Bósnia-Herzegovina. Elas se juntam a Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, que já haviam se classificado.
Oito seleções europeias disputarão as quatro vagas restantes da Europa em uma repescagem: França, Portugal, Grécia, Ucrânia, Suécia, Croácia, Romênia e Islândia. Os confrontos ainda serão definidos e cada equipe disputará dois jogos contra uma mesma seleção. Os vencedores de cada confronto se classificam para o mundial. A primeira partida será em 15 de novembro e a segunda, no dia 19.
Na Ásia, quatro seleções carimbaram o passaporte para o Brasil no ano que vem: Japão, Austrália, Coreia do Sul e Irã.
Dez equipes do continente africano disputam cinco vagas em confrontos eliminatórios. Na primeira rodada, realizada entre 12 e 15 de outubro, os resultados foram: Burkina Faso 3x2 Argélia; Costa do Marfim 3x1 Senegal; Nigéria 2x1 Etiópia; Tunísia 0x0 Camarões; e Gana 6x1 Egito.
Os jogos decisivos serão disputados entre 16 e 19 de novembro. No dia 16, Costa do Marfim enfrenta Senegal em solo senegalês e Nigéria encara Etiópia, em casa. No dia 17, Tunísia viaja a Camarões para decidir a vaga. Já no dia 19, Gana vai ao Egito e Burkina Faso viaja para a Argélia.
Veja os 21 países já classificados:
País-sede | Brasil |
América do Sul | Argentina, Colômbia, Chile e Equador |
Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) | Estados Unidos, Costa Rica e Honduras |
Ásia | Japão, Austrália, Coreia do Sul e Irã |
Europa | Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Rússia, Bélgica, Suíça e Bósnia |
Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil