Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Mais de 60% dos eleitores de Niterói, na região metropolitana do Rio, já fizeram o recadastramento biométrico desde o último dia 29 de abril, quando os postos de atendimento foram abertos para o serviço. O novo sistema de biometria vai valer para as eleições de 2014 e é obrigatório para todos os 378.528 eleitores do município. Quem deixar de fazer o recadastramento, que vai até o dia 31 de outubro, não poderá votar em 2014, tirar CPF, passaporte e tomar posse em concurso público.
O processo de recadastramento biométrico no estado do Rio já foi feito em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, em 2009 e agora é a vez de Niterói. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o próximo município a receber a biometria deve ser Rio das Ostras, também na Região dos Lagos, mas ainda não há previsão para cadastrar todos os eleitores do estado.
Segundo o TRE, todos os eleitores do município devem fazer o recadastramento biométrico, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.
Os eleitores que deixaram de votar e de justificar a ausência ou que faltaram aos trabalhos eleitorais precisam pagar as respectivas multas antes de fazer o recadastramento biométrico. Para isso, poderão obter a guia de pagamento da multa nos quatro postos de atendimento ou em uma das 249 zonas eleitorais fluminenses.
De acordo com o órgão, a biometria vai tornar as eleições mais seguras e impedir que uma pessoa vote no lugar de outra. A identificação por meio da impressão digital também reduz a possibilidade de fraude. No dia da votação, após a apresentação dos documentos, a identidade de cada eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico da impressão digital.
Para a presidenta do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, "a biometria é mais um avanço no processo eleitoral brasileiro, que já é conhecido pela eficiência da informatização, no sentido de eliminar qualquer possibilidade de fraude, por menor que seja".
O eleitor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF.. Esses documentos são necessários para o recadastramento. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante do serviço militar. Durante o atendimento, o eleitor será fotografado e terá as impressões digitais coletadas.
O recadastramento pode ser feito de segunda a sexta, com ou sem agendamento, na Central de Atendimento do Eleitor (CAE), no centro de Niterói, e no Estádio Caio Martins, em Santa Rosa. Nos postos do Fórum da região oceância, em Pendotiba e no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no centro da capital, só serão atendidos os eleitores que agendarem o atendimento pela internet. Os eleitores que quiserem evitar filas nos postos de atendimento podem agendar pelo site.
O atendimento aos sábados e domingos pode ser feito no Estádio Caio Martins, das 9h às 14h, com ou sem agendamento. O TRE-RJ informou que no sábado (12) não haverá atendimento por conta do feriado. Aos domingos, o atendimento será feito nos dias 20 e 27 de outubro.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil