Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a emissora pública alemã de TV e rádio, Deutsche Welle, estudam firmar uma parceria para troca de experiências, com a possibilidade de troca de conteúdos. Na tarde de hoje (22), o ministro da Cultura da Alemanha, Bernd Neumann, reuniu-se com o presidente da EBC, Nelson Breve. O ministro comprometeu-se a levar as discussões para o novo diretor da Deutsche Welle, que assume em setembro. Segundo ele, as conversas do ministério com a emissora alemã devem ocorrer até o início de 2014.
A Deutsche Welle oferece conteúdo em 30 idiomas, entre eles o português, nas plataformas de rádio, TV e internet. As conversas sobre uma parceria entre as empresas vêm ocorrendo há alguns anos, mas foram interrompidas por motivos internos de ambos os lados. Nesta quinta-feira, foram retomadas.
Na reunião, Breve e Neumann falaram sobre a comunicação pública em ambos os países e de que forma uma troca de experiências poderia beneficiar tanto a Alemanha quanto o Brasil. "Constatamos em conjunto que as conversas sobre uma cooperação mais estreita entre a Deutsche Welle e a EBC devem ser retomadas e há a possibilidade de aprendermos um com o outro, transmitir conhecimento e, com certeza, há a possibilidade de trocarmos conteúdos", disse Neumann.
O ministro disse também que a Alemanha tem muito interesse no Brasil. "A América é muito mais do que os Estados Unidos. A América Latina está em fase de ascensão e o Brasil, como o maior país da América do Sul, merece toda a nossa atenção".
Neumann está no Brasil devido às atividades do ano Alemanha + Brasil 2013-2014, lançado em maio. O objetivo é fortalecer as relações entre os países, por meio de diversas atividades. A programação abrange várias áreas, entre elas cultura, política, sociedade, ciência, economia e esporte. A programação vai até maio de 2014 em várias cidades brasileiras e alemãs.
Veja aqui a programação completa.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil